Vernalha Pereira promove mês da Visibilidade Feminina em março

Durante o mês de março, o escritório contou com uma série de ações, entre elas palestras e rodas de conversa, para destacar a luta feminina e os desafios na conquista de espaços de direito. Isadora Cohen e Bruna Hadad estavam entre as convidadas da edição.
Flavia-Lanznaster

Flávia Helen Lanznaster

Paralegal egressa

Compartilhe este conteúdo

Em março, o Vernalha Pereira, em conjunto com o Comitê Equaliza, ativo desde julho de 2021, destinado à promoção da equidade de gênero no escritório, realizou um calendário de ações a fim de reforçar a importância da visibilidade feminina, essencialmente na comunidade empresarial. As apresentações, que reuniram grande parcela dos profissionais do escritório, aconteceram nas terças-feiras de cada semana e contaram com convidadas externas, como Isadora Cohen, que é presidente do Infra Women Brazil, e Bruna Hadad, CFO da WAP e da Freso.

Roda de Conversa com Andressa Saizaki e Dayana Dallabrida

Na semana do dia 8 de março, as advogadas Andressa Saizaki, head de direito tributário, e Dayana Dallabrida, head de contratos e estruturação de negócios, lideraram uma roda de conversa sobre a jornada tripla enfrentada pela maioria das mulheres, em ser mulher, mãe e profissional. O bate-papo trouxe ainda a debate a pressão estrutural desproporcional exercida sobre as mulheres acerca dos serviços domésticos e criação de filhos.

Conteúdo especial e sorteio de livros

Já na semana seguinte, o escritório contou com a distribuição de um conteúdo informativo, criado em conjunto com o Comitê Equaliza, sobre o Dia Internacional da Mulher, evidenciando as principais conquistas históricas dos direitos das mulheres ao longo dos anos. Na ocasião, foi reforçado o compromisso do comitê em concretizar seus objetivos de curto, médio e longo prazo para valorização das mulheres e proteção dos seus direitos. Como uma forma de incentivar a leitura de obras femininas, ainda na semana do dia 15, foram sorteados seis livros escritos por mulheres. Entre as autoras estavam a ativista Bell Hooks, a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichiea, a filósofa Djamila Ribeiro, a escritora Margaret Atwood, a jornalista Naomi Wolf e a advogada Gabriela Prioli.

Palestra: Políticas públicas de gênero, por Isadora Cohen

Em 22 de março, a presidente do Infra Women Brazil, Isadora Cohen, apresentou uma palestra sobre políticas públicas de gênero. A advogada, que é especialista em concessões e parcerias público-privadas (PPPs), além de apontar a necessidade de reconhecimento e representação das mulheres, compartilhou sua experiência como mulher jovem, em meios conservadores da advocacia, relatando ser, muitas vezes, a única mulher a compor mesas de reunião.

Palestra: Liderança feminina no ambiente corporativo, por Bruna Hadad

No dia 29 de março, a apresentação ficou por conta de Bruna Hadad, diretora financeira da WAP e da Freso, que discorreu sobre liderança feminina no ambiente corporativo. Bruna, que é engenheira e economista, conta com um extenso currículo nacional e internacional, e é também mãe de três. Ela compartilhou sua trajetória mundo afora, assim como o desafio de assumir uma empresa em seu momento mais crítico. A palestrante expôs dados sobre as mulheres no ambiente de trabalho, evidenciando o desafio da conquista por posições de liderança. Segundo o McKinsey Study, apesar dos avanços observados desde 2016, mulheres seguem pouco representadas em cargos de chefia.

O mês da Visibilidade Feminina chegou ao fim com saldo positivo para o Comitê Equaliza, que avança em seu propósito de conscientizar e educar profissionais para que o escritório seja, cada vez mais, um lugar seguro, inclusivo e capacitado para oferecer suporte às mulheres. As atividades do comitê continuam ao longo do ano, conforme a Carta-Compromisso publicada em setembro de 2021.

Gostou do conteúdo?

Faça seu cadastro e receba novos artigos e vídeos sobre o tema
Recomendamos a leitura da nossa Política de Privacidade.